Há vinte anos atrás, duas unidades de ensino do Paraná – Fafig de Guarapuava e Fecli de Irati – se uniram para formar a Universidade Estadual do Centro-Oeste, a Unicentro, hoje uma Instituição reconhecida em todo o Brasil e no exterior. A partir da lei estadual 9.295, de 13 de junho de 1990, novos cursos foram criados, estruturas físicas incrementadas, professores e agentes universitários nomeados, proporcionando uma contí­nua expansão da Unicentro.

Sete anos depois, em 1997, deu-se o reconhecimento legal como Universidade. Atualmente, a Unicentro possui­ 738 docentes, 8619 estudantes matriculados em cursos presenciais e cerca de 1400 alunos na modalidade de ensino a Distância. A Unicentro mantém três campis – Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava e; Irati. Em um contexto contemporâneo no qual muito se espera dos organismos públicos, a Unicentro cumpre com precisão seu papel de agente fomentador do desenvolvimento econômico e social integrado do Centro-oeste e Centro-sul do Paraná, beneficiando diretamente moradores de 50 cidades, cujas populações somadas atingem cerca de 1 milhão de pessoas.

Área de Concentração do PPGA: Produção Vegetal

Linhas de Pesquisa

Manejo de Grandes Culturas: Tem como objetivo desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de cultivo das principais espécies anuais de importância econômica, com principal ênfase na produção de grãos, como milho, soja, aveia e cevada, que apresentam destaque na região centro-sul do estado do Paraná. Os principais tópicos de interesse que contemplam esta linha de pesquisa são: irrigação, adubação e nutrição mineral, controle de pragas e doenças, manejo e conservação do solo, melhoramento genético, biotecnologia, sistemas de produção, armazenamento, reguladores vegetais e ecofisiologia, sistemas de plantio.

Horticultura: Objetiva ampliar o conhecimento cientí­fico e tecnológico na área de Horticultura compreendendo as sub-áreas de olericultura, fruticultura, plantas aromáticas e medicinais e floricultura. Os principais temas a serem estudados nesta linha são: adubação e nutrição de plantas, manejo de pragas e doenças, manejo da cobertura vegetal, sistemas de produção orgânica e integrada, pós-colheita e processamento, fisiologia vegetal de plantas hortícolas, ecofisiologia, melhoramento genético, biotecnologia, cultivo protegido, irrigação.

Ini­cio do funcionamento do curso

O curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia, ní­vel de Mestrado, foi criado pela Resolução nº 009/2006-COU/Unicentro tendo as suas atividades iniciadas em março de 2007. Foi reconhecido pelo MEC por meio da da Portaria nº 1.140 de 10 de setembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União nº 176 de 11 de setembro de 2008.

São ofertadas em média 20 vagas por ano.  Para conclusão do Mestrado o aluno deverá cursar 30 créditos.

O curso de Pós-Graduação Strictu Sensu em Agronomia, nível de Doutorado, foi criado pela Resolução nº 20/2013 – COU/Unicentro, tendo suas atividades iniciadas em março de 2014. Foi reconhecido  pelo MEC por meio da  Portaria 526 de 17 de junho de 2014, publicada no Diário Oficial da União de 18 de junho de 2014. 

São ofertadas 20 vagas por ano. Para conclusão do Doutorado o aluno deverá cursar 60 créditos.

Conceito Capes: O Programa tem conceito 4 na avaliação da Capes.

Objetivos

  • Formar profissionais capacitados para exercerem atividades diversas que necessitem de excelência acadêmica na área de Agronomia / Produção Vegetal, como na docência e na pesquisa, bem como excelência técnica aplicada para atividades de P&D ou coordenação/chefia em projetos e análises técnicas, integrando, de maneira aprimorada, conhecimentos multidisciplinares, produzindo informações e gerando desenvolvimento social e econômico em seus locais de atuação.
  • Gerar informações técnico-cientí­ficas que atendam necessidades atuais da sociedade na área de Ciências Agrárias, ou que sirvam de fonte de desenvolvimento futuro;
  • Formar recursos humanos altamente qualificados e que venham a atender demandas tanto da agricultura familiar quanto da agricultura de larga escala, a criação de alternativas que garantam o futuro do setor produtivo agrí­cola, a sustentabilidade econômica e ambiental da produção rural e a melhoria das condições de vida no campo e nas áreas urbanas;
  • Propiciar e fomentar a integração entre a sociedade e os setores produtivo e acadêmico (ensino e pesquisa), em prol de benefí­cios mútuos, atemporais e de livre acesso.

Histórico:

Os cursos de Mestradoe e Doutorado vieram instituir uma “nova cultura” de vivência em pesquisa e pós-graduação universitária até então desconhecida pela maioria dos acadêmicos de graduação. A Unicentro que já vinha tendo um crescente destaque na Iniciação Científica pode dessa forma se firmar na verticalização do ensino superior.

Nos anos recentes ao crescente  número de projetos de docentes individualmente ou de grupos de docentes, aprovados com financiamento de agências e orgãos oficiais (CNPq, Capes, Seti-PR, MDA) somando-se aos projetos institucionais financiados principalmente pela Finep e Seti-PR. Esses projetos vem possibilitando a implantação de novos laboratórios didáticos e de pesquisa, gerando um impacto bastante positivo na qualidade das aulas e das pesquisas desenvolvidas tanto no âmbito da graduação quanto na pós-graduação. Prova deste fato é que a implantação do curso de mestrado repercutiu positivamente no aumento no número de projetos e de orientações em iniciação científica no curso de Agronomia.

Ainda, o envolvimento de mestrandos na co-orientação de estudantes de Iniciação Cientí­fica e a participação de acadêmicos de graduação nos projetos de dissertação traz uma valiosa contribuição á  formação acadêmica na graduação.

Em 2009 foi criado o PET-Agronomia, com aprovação do MEC, fundamental para a inserção dos graduandos na carreira cientí­fica e na consolidação da integração com a pós-graduação.

 

COORDENAÇÃO:

Coordenadora

Profª. Drª. Cacilda Marcia Duarte Rios Faria

Portaria nº 2729/2017 – GR/Unicentro

e-mail: criosfaria@unicentro.br

Vice-Coordenador

Prof. Dr. Jackson Kawakami

Portaria nº 2730/2017 – GR/Unicentro

e-mail: jkawakami@unicentro.br

Mandato: 1º de fevereiro de 2017 a 31 de janeiro de 2018.

 

Composição do Colegiado

Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva (Membro Titular)

e-mail: prsilva@unicentro.br

Prof. Dr. Renato Vasconcelos Botelho (Membro Titular)

e-mail: rbotelho@unicentro.br

Prof. Dr. Marcelo Marques Lopes Müller (Membro Suplente)

e-mail: mmuller@unicentro.br

Welton Luiz Zaluski (Representante Discente – Membro Titular)

e-mail: luizzaluski@hotmail.com

Carine Rusin (Representante Discente – Membro Suplente)

e-mail: carine.rusin@gmail.com

Mandato:  até abril de 2018.

 

Comissão de Bolsas

Profª. Drª. Cacilda Marcia Duarte Rios Faria (Presidente)

e-mail: criosfaria@unicentro.br

Prof. Dr. Jackson Kawakami  (Vice-Presidente)

e-mail: jkawakami@unicentro.br

Prof. Dr. Leandro Rampim (Membro Titular)
e-mail: rampimleandro@hotmail.com

Prof. Dr. Fabricio Willian de Ávila (Membro Suplente)

e-mail: fwavila@unicentro.br

Fabiano Pacentchuk (Representante discente – Membro Titular)
e-mail: fabianopacentchuk@hotmail.com

Julio Cezar Hecker Junior (Representante discente – Membro Titular)
e-mail: jr_heker@hotmail.com

Início do mandato: 17 de abril de 2015

Comissão de Seleção

Profª. Drª. Cacilda Marcia Duarte Rios Faria (Presidente)

e-mail: criosfaria@unicentro.br

Prof. Dr. Jackson Kawakami (Vice-Presidente)

e-mail: jkawakami@unicentro.br

Prof. Dr. Marcelo Cruz Mendes (Membro)

e-mail:   mcruz@gmail.com

Prof. Dr. Marcelo Marques Lopes Müller (Membro)

e-mail:  mmuller@unicentro.br

Prof. Dr. Renato Vasconcelos Botelho (Membro Titular)

e-mail: rbotelho@unicentro.br

 

Secretária

Lucilia da Rosa de Lima
Portaria nº 454/2016-GR/Unicentro
e-mail: lucilia@unicentro.br;  ppga@unicentro.br;  secretaria.ppga@gmail.com